Estamos autenticando e catalogando aproximadamente 3.000 (três mil) originais do artista.
Caso seja possuidor ou saiba onde se encontra um original de Oscar Araripe, favor entrar em contato (clique
aqui).

A Fundação Oscar Araripe, organização artística-cultural e social, sem fins lucrativos, dispõe de Galeria própria, moderna e bem instalada, com 80m2, para exposições, palestras e lançamentos, em sua sede no Centro Histórico de Tiradentes, em Minas Gerais, Brasil. Possui ainda um piano de cauda para concertos e desenvolve a programação musical Um Piano ao Anoitecer em Tiradentes e um ativo núcleo de projetos culturais, incluindo o ensino da arte para crianças e adultos.

Abriga ainda sua Sociedade de Amigos e Curadores, e o Cerfa, o Centro de Estudos e Referências da Família Alencar.

Interessada nas relações da Arte com a Educação, da Arte com a Ciência e da Arte com ela mesma, a Fundação Oscar Araripe desenvolve projetos que visem o embelezamento do mundo e a liberdade humana.

O acervo da Fundação é oriundo de parte das obras do pintor, em fase de catalogação, textos inéditos e publicações, e seus direitos autorais, e ainda livros, móveis, documentos, cartas e outros objetos de valor, incluindo um acervo de pintura de outros artistas, doado pelo pintor e sua esposa, e também o gerado pelas exposições que a Fundação realiza em sua Galeria, objetivando a construção de sua Pinacoteca.

Abrange ainda a imaterialidade de todos estes bens doados, incluindo as técnicas e práticas do fazer artístico e cultural, o seu ensino, assim como suas idéias, expostas em livros e artigos publicados, e inéditos, incluindo seu mundo, as imagens que pintou e descreveu, seus sentidos e sentimentos, dos lugares, cidades, coisas e pessoas, envolvendo ainda seu interesse pelo Jornalismo, a Política e a História de seu tempo, e em especial os estudos da Conjuração Mineira, da Confederação do Equador e da Ação Popular, objetos de seu interesse.

Suas sugestões e doações são muito bem vindas.